Você sabia que antes da Soulcial existir como é conhecida hoje, ela foi “encubada” por seis meses, dentro de outro aplicativo, o Octano?
A plataforma Octano, que nasceu em fevereiro de 2018, tinha como proposta facilitar a vida do motorista, indicando o preço do combustível em milhares de postos.
No entanto, pouco tempo após o lançamento, naquele mesmo ano, durante a greve dos caminhoneiros, o Octano ajudou motoristas a localizarem postos onde havia combustível para venda. Em apenas três dias a quantidade de usuários aumentou em 3.000% (isso mesmo, 3 mil por cento).
Logo a seguir, com a grande quantidade de usuários, a plataforma migrou para oferecer cashback em postos de gasolina. Nessa época, o conceito e o termo “cashback” eram praticamente desconhecidos pelos consumidores.
Em fevereiro de 2020, sem ter uma referência de mercado, uma ideia muito diferente (e pouco acreditada por muitos) veio a ser o embrião do que seria a Soulcial hoje. Implementamos a possibilidade de, além de você ganhar cashback quando abastece, também poderia doar o seu cupom para uma entidade social. Isso foi um verdadeiro MVP (Mínimo Produto Viável) que permitiu validar a ideia de ponta a ponta. E funcionou!
Para essa validação, contamos com o apoio do Instituto Pró+Vida São Sebastião de Mogi das Cruzes, que abraçou a ideia. A ação foi, então, iniciada e ganhou repercussão na TV Globo local.
Durante seis meses rodamos esse MVP dentro do Octano e descobrimos que, se tornássemos a experiência lúdica, agradável e gameficada, mais pessoas com o mesmo perfil poderiam fazer a mesma coisa: gerar impacto social. Nesse período, outras 3 ONGs também toparam participar do projeto.
Em setembro de 2020, nasceu a Soulcial como conhecemos hoje, promovendo o engajamento de pessoas comuns para gerar impacto social. A partir daí, ganhou um aplicativo próprio e começamos a escrever uma nova história…
Respostas de 2
Um aplicativo maravilhoso que ajuda muito as entidades e acaba sendo um divertimento na disputa