Em 3 de setembro de 2020, em plena pandemia da Covid-19, o aplicativo exclusivo da Soulcial foi lançado. A função principal do aplicativo era ler o QRCODE do cupom e destiná-lo para uma das quatro ONGs parceiras na época. O objetivo era simples: registrar os cupons fiscais e acompanhar os valores doados diretamente pelo aplicativo. Nas primeiras semanas, liberamos o resgate de Birds e iniciamos gamificação do aplicativo.
Ainda no mês de setembro de 2020, a TV Diário, afiliada Rede Globo, interessou-se pela novidade e realizou uma matéria com a Soulcial e a entidade Tradef, de Mogi das Cruzes.
Menos de dois meses após o lançamento do aplicativo, surgiu a ideia de criar campanhas que agrupariam pessoas para apoiar uma determinada ONG. Neste momento, surgiu o primeiro insight que levaria a Soulcial a acreditar que o engajamento coletivo de pessoas é capaz de gerar mais doações do que o engajamento individualizado. Juntas, as pessoas podem fazer mais.
Em março de 2021, iniciamos a primeira campanha, de fato, que iria construir as bases para uma plataforma gameficada. A primeira “campanha” da Soulcial se chamou Notas que Conectam e apoiava o Instituto Pró+Vida São Sebastião de Mogi das Cruzes, a primeira entidade social a topar participar do MVP, ainda no Octano. A ação teve a adesão de mídia local e do Sincomércio de Mogi das Cruzes, representado pelo seu presidente Valterli Martinez.
A campanha foi o primeiro sucesso, agrupando pessoas em prol de uma causa, tendo a doação de cupons fiscais como meio para obter um resultado coletivo e um bem maior.
A partir desse momento, entendemos que a Soulcial não deveria focar em cupons, mas sim em pessoas. Essa foi uma grande “virada de chave”, que levou ao próximo passo: as gincanas…